Como baixar branchs remotos do git

12/01/2023 às 12:42 Bruno Couty

Para quem trabalha com desenvolvimento de softwares este é um conhecimento mandatário, não?! Dominar o Git deve ser parte fundamental de suas skills e, "romantizando" um pouco a coisa, deve ser uma extensão do próprio desenvolvedor...

Sem mais delongas, vamos a nosso cenário proposto:

Um membro da equipe fez uma tarefa na branch feat/cadastro-de-clientes. Ele trabalhou no que pôde ontem e chegou a enviar commits e pushes ao repositório. Hoje, infelizmente, ele não irá trabalhar devido a um problema de saúde. Assim, você deve concluir a tarefa, pois deve ser enviada para a mesclagem ainda hoje.

O código está no repositório, naturalmente, para continuar o trabalho, é necessário que você o baixe em sua máquina. Chegamos ao ponto! Como baixar a branch remota para continuar trabalhando nela em sua máquina?

A mesma questão se aplica se você fosse simplesmente trabalhar dando continuidade a uma tarefa em um computador diferente, realizar um code review local ou mesmo testar uma feature para mesclagem...

Bem, o processo é bastante simples... A primeira coisa a fazer é atualizar/sincronizar seus remotos.

Para tanto, execute:

git fetch all

Após isso, basta criar uma branch declarando ao git que ela deve ser gerada baseada em outra, neste caso, uma que está alocada remotamente.

git checkout -b feat/cadastro-de-clientes origin/feat/cadastro-de-clientes

No exemplo acima, nosso remote principal, que aponta para o repositório do código fonte, se chama origin, por isso precedemos a referência com ele.

Assim, o git criará a branch feat/cadastro-de-clientes em nossa máquina baixando o conteúdo presente em feat/cadastro-de-clientes que está em origin, nosso repositório online.

Atente-se bem ao remote onde está a branch que você quer baixar... Algumas equipes utilizarão main, develop, homolog, prod, enfim... Está relacionado a como você trabalha.

Presumo que, lendo este post, você deva ser dev e, como dev, já deve estar acostumado a "ouvir" as palavras a seguir: fique atento ao código fonte, um ponto e vírgula pode mudar tudo 😉

Até a próxima!