Como Funciona o buscador DuckDuckGo?

12/01/2023 às 03:40 Bruno Couty

Como de costume, privacidade é um assunto sempre em alta... Some isso a importância/necessidade de fazer buscas na internet... Vamos fazer um exercício rápido: quantas vezes você já fez uma busca, qualquer busca, hoje? Cinco, doze, trinta e duas... Mais?! Não seria surpresa.

Bem, pensando nisso, é um fato que todos "sabemos" que temos várias opções de buscadores para internet, certo? Também é fato que, apesar de sabermos que existem outras opções, a primeira que vêm a nossa mente é nosso "queridinho" https://google.com.br. Bem, hoje, ele não será tema deste artigo.

Aqui vão cinco bons motivos para você utilizar mais o não tão famoso buscador http://duckduckgo.com/!

1. Não salva seu histórico de busca

É isso mesmo! Sabe quando você busca pelas "vantagens de ter um sofá de couro" e, magicamente, começa a ver inúmeros anúncios de diferentes vendedores com vários sofás que vão de encontro aquilo que você pesquisou... Bem, no DuckDuckGo isto não acontece.

Claro que tal característica impede que você resgate uma busca realizada, ao contrário do que acontece com nosso amigo Google. O uso padrão do **DuckDuckGo consegue ser mais privado que uma janela anônima do Chrome.

2. Número de Anúncios Reduzidos

Além de não exibir um alto número de anúncios no resultado de suas pesquisas, o DuckDuckGo bloqueia rastreadores online. Isso impede casos como o citado no tópico anterior impedindo que anúncios sejam direcionados ao usuário tendo como base suas pesquisas.

3. O que ele coleta?

O DuckDuckGo não armazena informações pessoais em seus servidores mas utiliza de alguns artifícios para "personalizar" a experiência de seus usuários. Alterações nas configurações de busca e até mesmo um leve acompanhamento de suas buscas, para exibí-las na barra de pesquisas. Para isto, ele utiliza Cookies no navegador.

Por fim, ele também só coleta informações anônimas de produtos e trabalha com sites afiliados que não exigem dados pessoais de seus usuários.

4. Velocidade. Eu sou a velocidade

Todas as características deste post podem ser observadas no primeiro uso do buscador, mas, entre todas, talvez esta seja a mais perceptível. Quando realizamos uma busca no Google, há um tempo "relevante" até que a página carregue depois que clicamos em um link dos resultados.

Pois bem, isso acontece porque entre o Google e a "Página" ocorrem diversos processos, dentre eles, a coleta de informações do usuário e pesquisa realizadas e o acréscimo de informações enviadas ao site de destino. Este "processo" acrescenta tempo ao carregamento da página e pode ser "observado" acompanhando o endereço da "url" que é alterado, em alguns casos, repetidas vezes até carregar a página final.

O DuckDuckGo impede que rastreadores trabalhem e direcionam o usuário para o site de destino diretamente, economizando banda e tempo!

5. Resultados Fiéis

Suas buscas são "orgânicas" de verdade. Como o DuckDuckGo não armazena seu histórico de buscas ele não relaciona suas pesquisas, ou seja, seus resultados não serão influenciados por suas pesquisas anteriores. 🤩

Naturalmente, o fato de o Google "te conhecer" melhor pode (aliás, provavelmente vai) lhe trazer resultados mais próximos do que você deseja, quase personalizados. Este comportamento diferencia, em muito, os resultados apresentados nas páginas do Google e DuckDuckGo. É possível, por exemplo, que um resultado que apareça na primeira página do DuckDuckGo surja na terceira página do Google, por ser "menos relevante".

E ai, o DuckDuckGo já é seu buscador padrão? É demais para você? Dê uma chance a ele... Depois, nos conte a experiência...

Até a próxima!